terça-feira, 18 de novembro de 2014

Novidades da Beer Concept

Na reunião do mês de outubro, foram provadas novidades da importadora Beer Concept. Foram cervejas da Amager, Hornbeer (cervejarias dinamarquesas) e Hof Ten Dormaal, cervejaria belga.

Hof Ten Dormaal Brand Van Leuven - Nota 4,0
A primeira da noite foi uma excelente surpresa. Todos os integrantes do CBC já estão bem familiarizados com Sour Beers, mas uma que tivesse uma carga tão intensa de peated malt (maltes defumados com turfa), foi a primeira vez. A cerveja tem um interessante equilíbrio entre acidez intensa da fermentação espontânea e os aromas medicinais/fenólicos dos maltes turrados. A harmonização foi feita com vieiras chilenas e ovas de abrótea.


Hornbeer Dryhop - Nota 4,0
Na sequência, as coisas começaram a amargar um pouco mais. Esta deliciosa India Pale Lager da Hornbeer despertou bastante atenção dos confrades pela leveza e aroma fresco de lúpulos. A cerveja casou perfeitamente com a lagosta preparada pelo chef Ricardo.


Amager No Rice & Curry - Noa 3,5
Para a comparação, provamos a India Pale Lager da outra cervejaria dinamarquesa, Amager. Para quem conhece as cervejas deles, sabe que eles são os mestres das cervejas lupuladas da Dinamarca. E de fato, a No Rice & Curry é uma cerveja mais parruda. Um chute de frutas cítricas e tropicais. Acompanhando esta belíssima cerveja, camarões.


Hornbeer Hophorn -  Nota 4,5
Voltando as Hornbeer, desta vez para o lado negro da força. Uma Black IPA, estilo que vem começando a pegar aqui pelo Brasil. E o que esperar de uma Black IPA que está entre as 30 melhores do estilo o Ratebeer?  A cerveja não é para quem está de brincadeira.  Pontente lupulagem resinosa, um torrado também marcante para o estilo e o álcool muito balanceado, apesar dos 9,3%.


Hof Ten Dormaal Barrel Aged Series Jenever - Nota 4,0
Tentando diversificar um pouco dentre as inúmeras variadas trazidas pela Beer Concept, escolhemos uma cerveja Barrel Aged. E não era pra ser aquela velha formula de Imperial Stout em barris de Bourbon, como há varias por aí. A Hof Ten Dormaal tem linhas de cervejas de estilo belga maturada em barris de diversos destilados e vinhos. Escolhemos uma Golden Strong Ale maturada em barril de Jenever, o gin holandês. Um show de complexidade, mostrando doçura, condimentado, frutas como ameixas e laranja, além de um toque fresco e herbal do gin. Fenomenal


Hornbeer The Fundamental Blackhorn - Nota 4,5

Para fechar com chave de ouro, uma deliciosa Imperial Stout da Hornbeer. Maturada com carvalho e nozes, a cerveja é deliciosamente licorosa, bastante malhada, lembrando café, chocolate e mel. Com certeza uma das melhores cervejas da Hornbeer.


Compartilhar