quinta-feira, 22 de março de 2012

Abrindo 2012.

O ano começa bem, em edição "extra ordinária", com degustação de 10 diferentes rótulos. O encontro aconteceu, no dia  9 de fevereiro no Hop'n'Roll.



Nota Geral: 4,0 de 5,0
Affligem Blond - A primeira cerveja a ser degustada, foi a Aflligem, uma Blond Ale de abadia, que acabou de chegar no mercado nacional.  Aparência: cor dourada, creme branco, com boa formação e persistência. Aroma: dominância dos aromas cítricos e frutados, com cravo em segundo plano. Paladar: adocicado, com bastante malte e frutado. Acidez moderada.  Corpo leve e bom drinkabillity.




Nota Geral: 4,0 de 5,0
Hoegaarden Grand Cru - Uma versão muito mais intensa da Hoegaarden mais tradicional. Não mostra tanta leveza quanto a tradicional Witbier, mas não nega o "DNA" da cervejaria. Aparência: dourada, pálida, com pouca translucidez. Creme branco, volumoso e persistente. Aroma: frutas cítricas, como abacaxi, laranja e damasco.  Aromas  florais e de especiarias (coentro) . Paladar: intensa doçura dos maltes contrastando com acidez cítrica. Álcool evidente, potência a sensação de picância. Corpo médio e alta carbonatação.




Nota Geral: 4,0 de 5,0
St. Feuillien Grand Cru - A Golden Strong Ale da St. Feuillien não decepciona e quem conhece, sabe que estes belgas só fazem cervejas bem acima da média.  Aparência: dourada, com resíduos. Creme branco, bem formado e duradouro.  Aromas:  cítrico, frutado, floral e mel. Paladar: adocicado, acidez, álcool perceptível, amargor sutil, mas persistente. Corpo médio e alta carbonatação.



Nota Geral: 3,5 de 5,0
Aviator Hot Rod Red - Red Ale americana trazida pelo confrade Paulo da Bodebrown. A Aviator é uma cervejaria da Carolina do Norte, fundada há menos de 4 anos. Aparência: cor âmbar avermelhada, com boa translucidez. Creme bege, de média formação e pouca duração.  Aroma: caramelo, nozes, melaço e leve frutado (tâmaras e cereja). Paladar:  adocicado dos maltes, final com um pouco de herbal do lúpulo. Álcool levemente pronunciado, corpo e carbonatação razoáveis.


 


Nota Geral: 3,5 de 5,0
Gordon Finest Scotch - Na sequência, esta Strong Scotch Ale produzida na Bélgica. Aparência: cor avermelhada, com pouca translucidez. Creme bege, de boa formação e média duração. Aroma: maltes caramelados, lembrando melaço e avelã. Frutas secas e frutas vermelhas em segundo plano. Paladar:  bastante adocicado, como manda o estilo. Defumado e acidez suave. Corpo denso e média carbonatação.




Nota Geral: 4,5 de 5,0
Stone Double Bastard - Mais uma cedida gentilmente pelo confrade Paulo. Desta vez a cerveja botada a prova foi a Double Bastard, American Strong Ale do estado da Califórnia.  Aparência: cor âmbar com média translucidez. Creme bege de pouca formação e duração. Aroma: lúpulos cítricos e lembrando resina.  Também tem bastante de malte, lembrando caramelo, nozes e avelã.  Paladar: amargor intenso,  e até um pouco medicinal. Corpo denso e pouco gás.  Álcool evidente.





Nota Geral: 4,5 de 5,0
Mikkeller 1000 IBU - A Mikkeller surgiu da loucura de dois irmãos homebrewers na Dinamarca.  Suas cervejas são produzidas em parcerias com cervejarias que compartilham do mesmo pensamento revolucionário dos dois.  Em parceria com a belga, De Proefbrouwerij, foi criada esta Imperial IPA com "apenas" 1000 IBU.  Aparência:  âmbar  com presença de resíduos. Creme bege, volumoso e persistente. Aroma: lúpulo cítrico (maracujá, grapefruit e abacaxi), e herbal. Base de maltes caramelados.  Paladar: bastante de lúpulo, mas muito equilibrado. Maltes em segundo plano.  Álcool perceptível, corpo e carbonatação médios.




Nota Geral: 3,0 de 5,0
Hooky Norton Double Stout - Para começar as cervejas torradas, a Hook Norton Double Stout, Stout inglesa bem leve. Aparência: cor marrom com média translucidez. Creme bege claro de boa formação e duração. Aroma:  chocolate ao leite e caramelo. Paladar: torrado intenso, leve defumado e acidez. Corpo leve e média carbonatação.




Nota Geral: 4,5 de 5,0
Rogue Double Chocolate Stout - Uma baita Imperial Stout com adição de aveia, mel e chocolate. Uma pena que não chegue aqui no Brasil junto as outras da cervejaria. Aparência:  cor negra, opaca. Creme marrom, de média formação e pouca duração. Aroma: bastante de chocolate ao leite, baunilha, tabaco e aveia.   Paladar: maltes torrados dominando. Aveia bem pronunciada, trazendo cremosidade. Corpo licoroso e pouca carbonatação.




Nota Geral: 4,0 de 5,0
Lindemans Kriek Cuvée Rene - Para sobremesa, uma Lambic com adição de cerejas e sem açúcar.  Aparência: cor rubi, creme salmão, de boa formação e média duração.  Aroma: cerejas, morango, laranja e couro. Paladar: acidez intensa das leveduras selvagens, com a doçura da fruta contrastando. Alta carbonatação e corpo leve. 



                                     Confrades brindando.


Assim se encerra a primeira degustação do ano de 2012.  Tudo indica que será um bom ano,  com cervejas de alto nível sendo degustadas. Cheers. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar