quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Novidades Brew Dog e Mikkeller

A seleção de cervejas da reunião de agosto estava finíssima. Além de várias novidades da BrewDog os confrades trouxeram algumas raridades para a mesa e deixaram a noite ainda mais interessante.

HaandBryggeriet Norwegian - 4,0
Para abrir os trabalhos, o confrade Anderson (vulgo Comedinha) trouxe a HaandBryggeriet Norwegian Wood, uma cerveja defumada norueguesa que tem zimbro em sua composição e foi criada para relembrar a cerveja dos antigos fazendeiros noruegueses. Apesar de um defumado bem intenso, é bastente equilibrada por uma docura maltada e do próprio zimbro. Tem corpo médio e leve frutado.


Brew Dog Old World India Pale Ale - 3,5
A primeira das BrewDog foi a Old World India Pale Ale. A série Old World resgata os estilos como eram feitos em sua origem. Nesse caso, uma interpretação da BrewDog de como seriam as cervejas mandadas para a India na época em que a Inglaterra colonizava. Uma receita bem diferente, pois possui carga de malte de uma IPA inglesa, com uma intensidade de lúpulo digna de uma IPA americana, mas com o perfil aromático de lúpulos ingleses. O acompanhamento foram com chilli e guacamole.



Sierra Nevada/Russian River Brux - 4,0
A sequência foi dada com um presente do presidente André. Uma parceria entre nada mais, nada menos do que Sierra Nevada e Russian River. Uma Ale que refermenta na garrafa com Brettanomyces. Apesar de 8,3% de teor alcoólico, é bastante refrescante e seca, com lembranças de vinho branco, frutas cítricas, herbal fresco, pera e um caráter funky.


O’Haras Barrel Aged Series Barley Wine - 3 
Mais uma cerveja trazida pelo confrade Anderson, a O’Haras Barrel Aged Series Barley Wine, uma Barleywine maturada por 90 dias em barris de uísque irlandês. Apresenta doçura típica do estilo, mesmo que numa intensidade menor, além de algo de baunilha, um leve amanteigado e amadeirado.


Brew Dog Clown King - 4,5
Voltando as Brew Dog para acompanhar o prato principal, foi escolhida a Clown King. Trata-se de uma American Barleywine paulada, com tons de caramelo, frutas secas e bastante lúpulo cítrico e resinoso. Para harmonizar, um delicioso cassoulet.


Brew Dog Mix Tape 8 - 4,5
Falando em cerveja paulada, com bastante malte e lúpulo, a sequência segue essa linha também. A Mixtape 8 é um blend de uma Tripel lupulada maturada dois anos em barris de uísque com uma Triple IPA também maturada por dois anos em barris de uísque. A cerveja tem bastante malte, frutas amarelas, com madeira e lupulagem no plano de fundo.

From/ToTo/From - 4
O último presente dos confrades foi dado pelo chef Ricardo. E não há cerveja melhor para presentear do que a From/To da Mikkeller. Uma Imperial Porter de Natal, com adição de especiarias. Tem um leve torrado, alguma licorosidade e um condimentado doce que lembra anis.


Brew Dog Old World Russian Imperial Stout - 4
Seguindo nas torradas, mais uma da série Old World da Brew Dog. A Imperial Stout homenageia as cervejas que eram levadas à corte Russa e novamente mostra uma versão mais potente das versões britânicas do estilo feito atualmente, com bastante torrado, mas muito equilíbrio.


Mikkeller Foret de Limousin Light Toast e Medium Toast - 4,5
Finalmente as duas últimas da noite foram da série Foret da Mikkeller. As cervejas de 19,2% maturadas em carvalho francês. Dessa vez foram provadas as maturadas em barris da região de Limousin, nas versões de tosta leve e média. As duas trazem bastante de doçura caramelada de malte, frutas secas, madeira, algo lembrando vinho e uma potente sensação de álcool. Para acompanhar, queijos do tipo Pont L'evêque e St Paulin.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar