terça-feira, 14 de junho de 2011

Cerveja e Carneiro - Parte 02

Dando continuidade à degustação realizada no dia 26 de maio na Brasserie du Gran Sommelier Hector, chegou a vez das americanas Sherwood Forest. Vamos a elas:


4º Sherwood Forest Archer´s
Cervejaria: Sherwood Forest
Estilo: Pale Ale

Garrafa: 355ml
ABV: 5%
País: EUA
Preço médio: R$ 18,90


Análise Geral
Partindo agora dos colonizadores para os colonizados.
A pouco tempo desembarcou em terras tupiniquins as cervejas da Sherwood Forest. Degustamos duas na confraria. A primeira, Forest Archer´s. Espuma de média persistência e coloração acobreada, média turbidez. Aromas nítidos de caramelo, tostado, presença de malte. Notas de avelã e toffee conferindo aromas mais adocicados a cerveja. Médio corpo, maltada na boca de baixo amargor e levemente adocicada. Final seco e maltado. Uma cerveja que não condiz com o estilo que se denomina. Na nossa opinião faltou o equilíbrio entre o malte e o lúpulo.


O Alessandro (Way Beer) disse que a filosofia dessa cervejaria é vender para os ricos a 15U$ a garafa e distribuir para os pobres na fábrica, de acordo com a ideologia Robin Hood....hehe.


Notas de 0 a 5
Média Geral = 3,0

5º Sherwood Forest Sheriff´s
Cervejaria: Sherwood Forest
Estilo: IPA
Garrafa: 355ml
ABV: 5,46%
País: EUA
Preço médio: R$ 18,90


Análise Geral
Na sequência foi a vez da Forest Sheriff´s que se apresentou alaranjada e turva ao servir. Uma boa formação de espuma com persistência. No aroma sentimos o clássico lúpulo presente nas cervejas dessa nova escola cervejeira. Bem cítrica e perfumada; floral. Na boca médio a baixo corpo e amargor novamente bem presente. Notas cítricas de casca de laranja e maça verde. Final seco com sutis notas adocicadas. Uma boa IPA americana.

Notas de 0 a 5
Média Geral = 3,5

E agora o momento que todos esperavam ansiosamente. Nosso amigo mineiro e cervejeiro Tiago da Wäls Cervejaria nos presenteou com a honra da degustação da Wäls Brut. Isso mesmo, a cerveja que passa pelo método champenoise como as belgas Malheur e Deus.

(Tiago no serviço da Wäls Brut)

6º Wäls Brut
Cervejaria: Wäls Cervejaria
Estilo: IPA
Garrafa: 750 ml
ABV: 11%
País: Brasil




Análise Geral
A Wals Brut é uma das pouquíssimas cervejas que passam pelo método champenoise no mundo. Seu processo é semelhante ao da fabricação dos champagnes franceses, extremamente artesanal e complexo. Conheça um pouco mais sobre este processo aqui.

O copo idela para esta cerveja são os copos do estilo flute, aqueles copos de espumante. Ao servir nota-se a coloração dourada e levemente turva. Ótima formação de espuma; persistente. O perlage contribui para esta manutenção e confere uma agradável e refrescante sensação na boca. Aroma característico com notas de levedura de champagne, presença notável de malte e levemente adocicada. Na boca nota-se novamente o malte e especiarias. Como esperado e citado pelo Tiago da Wals Cervejaria, a Wals Brut puxa mais para a cerveja do que para o espumante, apesar de ter notas claras de champagne no aftertaste, esperadas neste estilo de cerveja.

Caiu nas graças dos confrades presentes. Esperamos que venha logo para Curitiba e que todos possam apreciar esta belíssima cerveja.

Notas de 0 a 5
Média Geral = 5,0

E aqui terminamos mais uma noite de degustação de boas cervejas ao lado de grandes amigos.
Saúde!

Mais fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar