segunda-feira, 11 de julho de 2011

Neste frio só as Strong Ales salvam! (Parte 01)

Já era hora, estava devendo para vocês o post do encontro que aconteceu dia 16 de junho de 2011 na já oficial Brasserie du Gran Sommelier Hector. As degustações foram pesadas no estilo "Onde os fracos não tem vez". Além de grandes cervejas, tivemos a ilustre presença do Cheff Ricardo Teruchkin que elaborou deliciosos pratos ao vivo para todos os confrades que harmonizaram muito bem com as cervejas da noite.

(Chef Ricardo com a mão na massa, ou melhor, na carne)


Como tem acontecido com frequência, um confrade sempre leva alguma cerveja diferente, difícil de ser encontrada. Desta vez o Samuel (Bodebrown) nos ofereceu uma Anchor Steam Beer, raridade californiana. 

Vamos às degustações:

Estilo: Steam Beer/California Common Beer
Garrafa: 355ml
ABV: 4,9%
País: EUA
Preço médio: Não está a venda no Brasil


Análise Geral
Esta cerveja tem história já que fabrica até hoje um estilo que era muito característico da costa oeste dos Estados Unidos onde utilizam leveduras lager (baixa fermentação) mas fermentam a cerveja em temperaturas mais altas, apropriadas para as Ales. A justificativa é que na época (1896) tinham dificuldades para encontrar gelo para fermentar em temperaturas mais baixas. Criou-se o estilo Steam Beer ou California Common Beer, um tipo de cerveja híbrida.

Vamos degustá-la. Ao servir o creme se forma com nobreza e se mantém. Coloração dourada e semi-transparente, com média turbidez. No nariz logo notamos a presença do malte com notas adocicadas. O lúpulo também aparece, de maneira sutil e bem agradável. É possível perceber também ésteres frutados. Na boca as mesmas notas maltadas e adocicadas, agora com gosto mais caramelado seguido de um amargor no final. Baixo a médio corpo com aftertaste seco.

Saiba mais sobre a história desta cerveja clicando aqui.

Notas de 0 a 5
Média Geral = 4,5

Estilo: English Strong Ale
Garrafa: 500ml
ABV: 6,7%
País: Inglaterra
Preço médio: R$ 25,00


Análise Geral
A Pedigree V.S.O.P. faz parte da linha da cervejaria inglesa Marston's. Pode-se dizer que é uma versão mais refinada e mais complexa da tradicional pale ale Pedigree. De acordo com o site da Marston's, a Pedigree V.S.O.P. matura por 5 semanas em barris de carvalho, além de passar por um segundo estágio de lupulagem o que confere mais amargor à cerveja.

A coloração é alaranjado turva, média formação de espuma de baixa duração, típico das cervejas inglesas. O lúpulo se destaca no aroma, podendo notar também algumas especiarias e um pouco de panificação. No paladar é seca, médio corpo com notas terrosas. Amargor bem presente. Notas sutis caramelizadas. Final seco.

Não achamos tão diferente das clássicas bitters inglesas, talvez um pouco mais seca. Foi difícil encontrar as notas das 5 semanas no carvalho.

Notas de 0 a 5
Média Geral = 4,0

Estilo: Old Ale
Garrafa: 500ml
ABV: 7,2%
País: Inglaterra
Preço médio: R$ 25,00


Análise Geral
A cerveja Brakspear Triple foi fabricada para celebrar o retorno da cervejaria a Oxfordshire. Ela passa por três fermentações sendo a última na garrafa. As garrafas são todas numeradas.

Coloração cobre com nuances marrons. Bem filtrada; límpida. A espuma é de boa formação e média persistência. No aroma o caramelo se mistura com o lúpulo. Presença de frutas secas como ameixa e levemente adocicada. Notas sutis de maça. Médio a alto corpo. Na boca as notas carameladas se equilibram muito bem com o amargor proveniente do lúpulo. Bem maltada. O final é seco e levemente adocicada. Uma cerveja que vale a pena experimentar de boa relação Custo x Benefício.
Notas de 0 a 5
Média Geral = 4,0

Como de praxe, no próximo post as últimas cervejas degustadas. Olha aí que nos espera...


Cheers!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar