segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Don't worry. Be hoppy.

A edição de setembro foi celebrada com uma avalanche do estilo queridinho entre os cervejeiros: American IPA. Isso mesmo, uma American IPA atrás da outra e ainda de quebra, harmonizando com pratos deliciosos feitos pelo chef Ricardo Nogarolli.
Para abrir o apetite, os confrades Alessandro e Alejandro trouxeram a mais nova cerveja da Way Beer: Die Yellow Fizzy IPA. E que maravilha de cerveja. Um frescor aromático impressionante, com muitas frutas, principalmente cítricas e pouco caráter de malte. Muito leve e com altíssimo drinkabillity. Certamente fez frente com todas as americanas que viriam na sequência. Essa delicia foi acompanhada por deliciosos salames da Salumeria Monte Bello.


A primeira americana da noite, foi a Coronado Islander IPA, que vem da cidade de Coronado, Califórnia. Também traz uma leveza, aliada a frescor dos lúpulos das variedades Cascade, Chinook e Columbus. Apresentou bastante aroma frutado de lúpulo, lembrando laranja e pêssego. A cerveja também foi acompanhante de uma bela salada de folhas, com queijo gorgonzola, molho cítrico, pera e nozes caramelizadas.



A sequência foi dada com a Racer 5, famosa IPA da Bear Republic, da cidade de Healdsburg, Califórnia. Com as mesmas variedades de lúpulos da cerveja anterior, mais o Centennial, trouxe bem menos enfoque nos lúpulos, que pareceram até um pouco apagados e pouco frescos. Trouxe um leve cítrico, aromas de pinho e caramelo.


De San Franscisco, California, Big Daddy da cervejaria Speakeasy foi a próxima. Uma ótima IPA com bastante peso, um perfil de lúpulo mais rústico, puxando para o herbáceo e um leve frutado de laranja e grapefruit. Os maltes se fazem bem presentes, trazendo aromas caramelados. Acompanhando, mignon ao molho de pimenta e IPA.



Agora, ao sul da Califa, mais precisamente na cidade de San Diego, vamos para a Ballast Point. A primeira cerveja deles na noite, foi a clássica Sculpin IPA. Toneladas de lúpulo, com bastante floral e cítrico dominando. Leve spicy e malte ao fundo. Uma das melhores da noite.


A próxima cerveja também foi da Ballast Point. A Big Eye Ipa, com as variedades Columbus e Centennial, trazem aromas mais voltados para tons resinosos e de pinho. A base de maltes também é mais pesada do que da Sculpin, tornando a cerveja menos "drinkable". Talvez uma das grandes questões a noite fosse, com o qual sobremesa harmonizaria uma IPA americana. O chef Ricardo se saiu muito bem, e bolou um delicioso creme bruleé de laranja com cardamomo. Fantástico!



Por último a única que foge do estilo que brihou durante a noite toda. Foge, mas nem tanto. Voltamos a Healdsburg, para provar a Bear Republic Hop Rod Rye Ale, uma Imperial IPA com 18% de malte de centeio. Com certezam a mais pesada da noite, com bastante presença de maltes que trazem aromas apimentados e terrosos do centeio, além de um sutil caramelado. Os lúpulos também estão marcantes, com aromas de grapefruit e laranja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar