terça-feira, 16 de março de 2010

St. Patrick's Day - Um pouco de história.

O St. Patrick's Day, ou dia de São Patrício, é comemorado no dia 17 de março em diversos lugares ao redor do mundo. Neste dia, muitos vestem-se de verde e vão aos seus "pubs" favoritos beber uma Guinness. Mas poucos sabem a razão dessa comemoração.

St. Patrick nasceu na Inglaterra perto do final do século IV. Aos 16 anos foi sequestrado e levado à Irlanda por um grupo de irlandeses que atacavam as terras de sua família. Na Irlanda, viveu isolado e dedicou-se à religião, tornando-se um cristão devoto. Ficou conhecido, e tornou-se o santo patrono da Irlanda, por ter convertido os irlandeses ao Cristianismo na metade do século V.

Conhecedor das crenças e costumes da Irlanda, St. Patrick procurou incorporar os rituais tradicionais em seus ensinamentos cristãos, ao invés de tentar erradicá-los. Isso permitiu que os irlandeses aceitassem mais facilmente a doutrina cristã.

A cultura irlandesa é muito rica em tradições, lendas e mitos, assim, não é surpresa que a história que cerca a vida de St. Patrick tenha sido, ao longo do tempo, distorcida e exagerada.

Acredita-se que St. Patrick faleceu no dia 17 de março, lá pelos idos do ano 460, dia esse declarado como o "St. Patrick's Day".

Inicialmente, era uma festa religiosa que, aos poucos, tornou-se o fenômeno global que é hoje. Na Irlanda, até os anos 70, a lei exigia que os "pubs" fossem fechados no dia 17. Foi a partir de 1995 que o governo da Irlanda resolveu fazer uma campanha nacional para usar o dia de São Patrício para atrair turistas e movimentar a economia.



A campanha foi um sucesso. No ano passado, estima-se que quase 1 milhão de pessoas participaram das festividades em Dublin.

Engana-se, porém, quem acha que a primeira parada em homenagem à St. Patrick aconteceu na Irlanda. Soldados irlandeses do exército britânico marcharam, pela primeira vez que se tem notícia, através da cidade de Nova Iorque em 17 de Março de 1762. Essa marcha, ao som de sua música nativa, deu origem à parada que leva, atualmente, aproximadamente 3 milhões de pessoas a assistir à procissão de quase 5 horas de duração.

Também nos Estados Unidos, cidades como Boston, Chicago e Filadélfia promovem as tradicionais paradas levando milhares às ruas.

O fenômeno que pinta as ruas de verde já se tornou febre mundial, sendo celebrado, além de nos Estados Unidos e Irlanda, no Canadá, Austrália, Japão, Brasil, Singapura e Rússia, para citar alguns.

Nesses locais, a festa dura uma semana, com paradas, shows, atrações folclóricas e fogos de artifício.

Chicago, que abriga uma das maiores colônias irlandesas dos Estados Unidos, é um local muito bacana de se conhecer durante as festas de St. Patrick.


O rio que leva o nome da cidade é tingido de verde. O tradicional time da cidade - Chicago Bulls - usa uniforme verde (o original é vermelho). Os "pubs" se enfeitam e capricham na cerveja - muita Guinness e até cerveja verde. Grupos tradicionais irlandeses, como os Chieftains, lotam o Chicago Theater. Bandas de todos os lugares tocam em diversos locais da cidade. A parada é imperdível. O show de fogos também. Enfim, muita diversão bem ao estilo irlandes.

Aqui no Brasil vários bares e restaurantes fazem festas temáticas na semana do dia 17 de março, seguindo o que já virou tradição ao longo dos últimos anos.

Agora escolha seu "pub" preferido e participe dessa festa!

Se encontrar alguma resistência por parte de algum (ou alguma) infiel, lembre-se que é uma festa religiosa e que o sacrifício é necessário. :-)

E Viva São Patrício !!

Fonte de pesquisa e fotos: History.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar