segunda-feira, 16 de maio de 2011

Casamento Real (Inglaterra) - Parte 01

Mais um mês e mais um encontro dos confrades da Curitiba Beer Clube. Realmente um sacrifício, vocês devem imaginar. Ter que provar cervejas especiais, na companhia de amigos que entendem de cerveja, regado a boa comida e ambiente sempre agradável. É difícil.

Dessa vez o encontro aconteceu na Brasserie Du Grand Sommelier Hector* no dia 05/05/2011 e as cervejas foram degustadas e harmonizadas com um belo churrasco conduzido pelo Churrasqueiro Oficial da Confraria, Beto Onofre (Templo da Cerveja).

Beto Onofre (Templo da Cerveja)

*Espaço de eventos do prédio onde mora o Heitor Dantas

A DEGUSTAÇÃO
Levando em consideração todo alvoroço criado sobre o casamento real na Inglaterra, decidimos degustar 5 cervejas provenientes deste país. Vamos a elas:

Estilo: Ordinary Bitter
Garrafa: 500ml
ABV: 3,5%
País: Inglaterra



Análise Geral
Temos aqui uma inglesa de alto drinkability. Para aqueles que ainda dizem que cerveja especial não é cerveja de churrasco, que não dá pra tomar muito, a Fullers Chiswick chega quebrando este tabu. De coloração ouro brilhante e leve aroma de lúpulo, esta cerveja se mostrou bem leve e extremamente saborosa. A espuma se formou timidamente, assim como normalmente são as cervejas inglesas. O final é seco acompanhado de um baixo amargor que pede sempre um próximo gole.

Notas de 0 a 5
Média Geral = 4,0

Estilo: Golden Ale
Garrafa: 500ml
ABV: 4,1%
País: Inglaterra


Análise Geral
A próxima inglesa é uma Golden Ale de coloração amarelo dourado, translúcida. O creme é de baixa formação e pouca persistência. No aroma sentimos notas sutis de lúpulo, já na boca o amargor se apresentou mediano com notas levemente maltadas e um pouco de mel. O aftertaste é bem seco. De acordo com o confrade Samuel (Bodebrown) o final "é tão seco que dá pra colocar no guarda-roupa" (rs). Pensando no custo benefício pode ser uma boa opção.

Notas de 0 a 5
Média Geral =3,0

Estilo: Pale Ale / English Ale
Garrafa: 500ml
ABV: 4,4%
País: Inglaterra


Análise Geral
Seguimos com uma English Pale Ale levemente acobreada e translúcida. Espuma branca de média duração e pouca persistência. Presença de malte no aroma e um pouco de diacetil (off flavor). Alguns sentiram aromas provenientes das Lagers. No paladar, baixo corpo e levemente adocicada. Notas de mel e caramelo também são perceptíveis. Final seco. Dentre todas, foi a que menos agradou os confrades.

Notas de 0 a 5
Média Geral = 2,5

Gostou? No total degustamos 6 cervejas. As próximas três serão publicadas no próximo post. 
Fiquem atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar